Gusbomfim

gusBomfim

Gusbomfim

Gustavo Bomfim, artista visual (Ilustrador e fotógrafo) é graduado em desenho industrial pela UniverCidade - RJ, e pós-graduado em Fotografia: Imagem, Memória e Comunicação pela Universidade Cândido Mendes- RJ.

Em 2007 e 2008 participou dos Workshops "Ilustração Gráfica" com Luis Trimano, e "Ilustração: Conceito e prática" com Renato Alarcão, no Estúdio Marimbondo; teve seu portfolio avaliado por ambos artistas.

No mesmo ano iniciou seus estudos em fotografia no Ateliê da Imagem - Rio de Janeiro, tendo participado de diversos cursos de extensão. Em 2009 começou a trabalhar como assistente fotográfico da Instituição, tendo atuado nos cursos e trabalhos comerciais nas áreas de moda, dança, publicidade, social, divulgação, produto e fine-arts.

Gustavo prestou ainda assistências para fotógrafos de renome como Alex Krusemark, Alexander Moskow, Alexander Landau, Fabian Albertini, Fabrício Cavalcanti, Ismar Ingber, Jorge Bispo, Leonardo Aversa, Masao Goto Filho, Carol Chediak, entre outros.

Desde 2010 tem colaborado para editorias de moda das grifes Kvalo+DeGang, Confetti, e a argentina MPB.

No fim do mesmo ano participou da exposição coletiva "De Olho na Zona" realizada na Galeria do Convento - Rio, projeto que revelou o entorno da Zona Portuária do Rio de Janeiro antes de sua reformulação, sob diferentes perspectivas artísticas.

Ainda em 2010 realizou o projeto de fine-arts "Ilhas de Prazer Visual", trabalho que traduz a estética poética do artista. Apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-graduação, foi amplamente elogiado por teóricos e profissionais das artes visuais brasileiras. As fotografias revelam os desenhos do artista e objetos quando projetados sobre o corpo feminino.

Em 2011 participou da Leitura de Portfólio promovida pelo Instituto Kreatori - Rio, com Joaquim Paiva e Joana Mazza. Na sequência foi um dos seis fotógrafos selecionados para participar da exposição coletiva "Corpo Presente", sob curadoria de Paiva e Mazza.

De 2011 a 2012, colaborou como fotógrafo still para o documentário e livro "O Haver: Pinturas e Músicas para Vinícius de Moraes", dirigido e apresentado pelo ilustrador Elifas Andreato com a participação de grandes nomes da Música Brasileira (Chico Buarque, Toquinho, Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Chico César, Edvaldo Santana, Celso Viáfora, Marcelo Camelo, Badi Assad, Teresa Cristina, Zeca Baleiro, Carlinos Vergueiro, Antônio Nóbrega e Gabriel "O" Pensador). Do convívio com Elifas teve seu Portfolio avaliado pelo artista, que também adquiriu uma de suas obras para acervo particular.

Em 2012 participa com as fotografias still da exposição do Projeto acima descrito, a ser realizada em setembro do mesmo ano na Galeria BNDES, sob patrocínio Petrobrás e SEC RJ.

No mesmo ano ministrou um workshop sobre estêncil no SESC Niterói-RJ, no Conexão Cultural da Produtora Paiol Cultural.

Retornar